Entre vinhos, sabores e amizade.

Entrar no LA CAVE pela primeira vez pareceu um desafio. Eu ainda era apenas editor da REVISTA LEVEL; e fotógrafo não assumido. Depois de conhecer o Gustavo e a Priscila, o que aparentava ser apenas um contato comercial, transformou-se numa parceria para a vida. Tenho certeza (e olha que eu cuido muito ao usar esta palavra) que alguns clientes ao lerem esse texto se identificarão, pois na verdade o casal de anfitriões, sempre quando há espaço, desenvolve amizade com eles. No meu caso, além de muitos jantares em restaurantes, juntos fizemos uma viagem inesquecível para Buenos Aires.Pri e Gus - FOTO Paulo Sperb Sefton - maio 2015-17Esse é o clima que permeia o local. A energia humana que envolve a pérola gastronômica de Florianópolis é corriqueira, toda noite Pris e Gus transformam o espaço do La Cave na sala de jantar de sua casa, com um profissionalismo e uma sensibilidade fora de série. O local foi projetado pela dupla de arquitetos Fabíola e Henrique, da Pimont Arquitetura. Além de terem idealizado em linhas contemporâneas o ambiente, são clientes habitué da casa, seja no happy hour das tardes de verão, até os jantares no frescor do inverno.La Cave e Legend Champagne - FOTO Paulinho Sefton© - 26.agosto.2015-57
Passando da sala para a cozinha, lá se encontra o chef Renato Barros, que tem feito carreira na casa e arranca suspiros com suas criações, e, especialmente apresentações dos pratos. De forma meticulosa compõe canções gustativas sobre as pedras de ardósia nas quais são servidas algumas vezes. À exemplo do peixe branco, geralmente Olhete, deitado em cama de aspargos. Uma delícia que cairá muito bem com um branco delicado.
Chez Popi 22.jan.2016 - Foto PaulinhoSefton.com - Internet-21
Para paladares apurados, que preferem uma carne de caça, sugiro o Magret de Canard, um dos pratos mais requintados. Especial se acompanhado com um bom Pinot da Borgonha, ou alguns Bordeaux especiais da casa.
La Cave Pato Verão 02.fev.2016 - Foto PaulinhoSefton.com-6
A carta de vinhos é um primor, com rótulos de pequenos produtores franceses, ela encanta e surpreende. Você pode pedir em taças, desde os mais acessíveis, até espécimes de alto padrão, como alguns vinhos de guarda mais raros e até alguns Grand Cru.
La Cave - FOTO Paulinho Sefton© - 3.setembro.2015-6
Voltando da adega para o salão, se você já teve entrada, principal e ainda consegue lidar com uma sobremesa, irá valer cada colherada, e até os minutos extras na academia, se for o caso. Isso porque o chef Renato é mestre na arte doce. Folhado de queijo Brie com geleia de frutas vermelhas e Musse de Cacau com crumble e pistache são duas das minhas favoritas.
La-Cave-Gastrobar-07
O primeiro é muito delicado e desmancha na boca enquanto você mistura a cremosidade do Brie com a doçura levemente cítrica da geleia. Já o segundo tem uma consistência surpreendente, com a firmeza de um gelato, trazendo a viscosidade do musse. O sabor é muito persistente, um final que perdura até a próxima dose dessa preciosidade, você degusta cada pedaço por vários segundos.
La Cave 28.jan.2016 - Foto PaulinhoSefton.com-59
A casa está aberta de terça a sábado para o público, sempre melhor fazer reserva, e também funciona para eventos como aniversários, formaturas e reuniões empresariais. Gustavo e Priscila trazem de Valência uma expertise com ares europeus, mas com calor bem brasileiro. Em termos práticos, isso significa um atendimento muito diferenciado e primor pela excelência desde abrir os vinhos até decifrar o que você está com vontade de comer, tudo feito com carinho único. 

Rua Altamiro Guimarães, 260. Florianópolis / tel. 48 3037-2828
*todos os vinhos servidos no La Cave podem ser comprados com 20% de desconto para levar para casa
facebook.com/LaCaveGastrobar

Compartilhe: