Curucaca – Bom Retiro SC

Sabe aquela paixão antiga? O Hotel Curucaca tem para mim esse sabor. Nutri por mais de seis anos o desejo de um dia hospedar-me aqui. E é na paz bucólica do salão de café da manhã, com a luz do sol entrando pelos vidros, que transcrevo estas memórias e sensações.A construção de madeiras maciças, pedras e telhado verde constitui um sonho, pois é justamente meu ideal de integração harmônica com a Natureza.Durante o check-in fazia um sol lindo e fomos direto nos refestelar na piscina em companhia do Malbec Rosé Tierras Altas. No lusco fusco do pôr do sol chegamos à linda cabana, debruçada sobre o vale. Na aquecida Jacuzzi instalada junto à janela, finalizamos o primeiro vinho que levamos na viagem.Nada de blackouts, a ideia era despertar com a natureza. Enquanto o canto dos pássaros convidam a viver o dia, o sol adentra nosso chalé. A luz da manhã graciosamente abençoou o ambiente. Fez frio suficiente à noite para cobrir a paisagem com fina geada, proporcionando um espetáculo na alvorada. O salão principal é maravilhoso, totalmente rústico e simultaneamente elegante. Não me parece possível querer deixar o local; não sem antes apreciar cada fatia de pão artesanal servida durante o desjejum.

Tomar o café da manhã ao ar livre, debruçados sobre este belíssimo vale é uma experiência única.

Logo à noite as temperaturas caíram uma vez mais e o salão principal convidava ao aconchego com sua magnânima lareira.

Ao invés de jantar, preparamos algo especial em nosso chalé: queijos e vinho em frente à lareira.

Aproveitando os fornecedores locais de Florianópolis, trouxemos uma série de produtos gostosos para ocasião: Um Malbec Orgânico espetacular, distribuído pelo Vinho Santo, o delivery de vinhos mais querido da cidade. Ao Queijo, artesanais de origem. Com algumas das melhores iguarias produzidas com leite cru.

Da esquerda para direita, Gorgonzola Dolci, do Laticínio Serra das Antas, um pouco mais suave que o Gorgonzola comum. No centro, Queijo Capital, na serra da Mantiqueira, receita de parmesão com características únicas. À direita Queijo Serrano Tio Tácio de São Joaquim, iguaria da terra com 60 dias de maturação.

Para completar essa maravilha, antes de chegarmos na Curucaca, demos uma passada imprescindível no Quintal di Catarina, onde pegamos a lendária truta defumada deste empório local.

Com um final de tarde memorável e o céu pintado de nuvens, a ocasião pediu um picnic.

A Curucaca prontamente organizou um cenário de filme para que o dia encerrasse de forma gloriosa.

Nossa despedida amanheceu um pouco cinza, mas foi só o Lucas colocar algumas frutas e sementes na varanda para pomposos passarinhos coloridos fazerem uma apresentação que deixará saudades. Deixamos a Curucaca com um aperto no coração e o desejo de logo retornar. E se você quer ter a experiência serrana neste lindo reduto, entra em contato com o pessoal de lá, eles são peritos na arte de bem receber.
curucaca.com.br

Compartilhe: