Subindo a Serra Catarinense

Ainda não decidi se o melhor da Serra Catarinense são as paisagens, os vinhos, as comidas com insumos locais, ou as pessoas.Considerarei uma orquestra, onde cada instrumento tem um papel nessa gostosa sinfonia dos sentidos.

Para o roteiro de outono 2022, começamos com uma passagem rápida por Urubici, vindo de Florianópolis, com destino final a São Joaquim. Ayllu é o nome de uma singela hospedaria, onde o chef Ricardo Guedes vêm atualmente desenvolvendo um retorno ao alimento ancestral.

Uma horta em forma de mandala, galinhas, abelhas e vegetais crioulos, criados da forma mais natural possível. Tudo aliado ao talento nato de Ricardo na cozinha, fazem deste refúgio um lugar para se desconectar de tudo em meio à natureza.

Desde o camping, com barraca à beira de um riacho. Podendo optar também pelo hostel, ou pelas gostosas cabanas com lareira para um casal e opção de trazer agregados.

Trutas frescas e saborosas, com acompanhamentos esmeradamente preparados, servidas ao lado dos tanques onde são criadas! Seria apenas um sonho se Adriano e Ricardo não houvessem materializado o Casa Negra Trutaria, restaurante nas redondezas de Urubici, onde recebem clientes e amigos, num clima bucólico e ao mesmo tempo festivo.

O destino geográfico da viagem era o Snow Valley, em São Joaquim. A recepção fora composta pelo festival de cores outonais, refletida pelos plátanos, além de árvores diversas e flores silvestres do entorno. A cada passo dado, temos a impressão de estarmos em outro país, de clima temperado.

A estrutura do hotel convida ao contato com a natureza. Cada chalé tem suas peculiaridades, imersos numa paz contemplativa, onde araucárias e samambaias embelezam os detalhes com suas riquezas únicas.

O Snow Valley é inspirado no estilo de vida do interior dos Estados Unidos, desde a construção em madeira clássica dos celeiros, que vemos nos filmes, até os automóveis e tratores que circulam pela propriedade.

O café da manhã é servido no amplo salão de madeira, aquecido por uma lareira central, e pasmem: ovos com bacon! Para quem tem a alma gordinha como eu, é um milagre. Como sobremesa, panquecas ou pastel de maçã, a fruta que movimenta o município.

O Snow Valley tem uma riqueza ímpar em seu entorno; a natureza. Uma trilha com água corrente e xaxins centenários, onde podemos aprender o valor da biodiversidade e nos banharmos em sua energia revigorante.

Uma breve caminhada é suficiente para refrescar os olhos nas cores e formas harmônicas de flores, folhas, árvores e pássaros. Basta se permitir desacelerar um pouco e perceber que tudo aqui se passa num ritmo suavemente cadenciado, como a vida deve ser.

O pôr do Sol nas redondezas reflete a textura das montanhas, que em suas ranhuras naturais, faz tudo tomar uma dimensão diferente. São camadas e mais camadas de cores, pastos, pinheiros, pedras e propriedades rurais; onde quem vive no campo produz lindamente o que muitas vezes recebemos nas gôndolas de feiras e mercados. Há que se maravilhar e se entregar em mais um dos tantos momentos de contemplação neste lugar.

À noite fomos recebidos pelo anfitrião, Daniel, num jantar super romântico à luz de velas. Ele cozinhou um risoto fantástico com iguarias locais; pinhão, charque e cogumelos porcini.

Deixar o Snow Valley não é fácil, mas a despedida era o prenúncio do almoço nos Vinhedos do Monte Agudo. O Monte Agudo tem vista panorâmica para um vale adornado por roseiras, vinhas e araucárias.

O receptivo funciona com reservas agendadas e recebe fãs da enogastronomia, que vem provar os pratos feitos com os insumos regionais servidos no almoço, harmonizados com os vinhos da Monte Agudo.

Destaque para o Pato Confitado harmonizado com o tinto, ou a Truta Serrana com chardonnay.

Outra opção são os sunsets promovidos também no deck do receptivo, regado com espumante rosé, fazendo duo com as cores do crepúsculo e até um trio, nos eventos quando há música ao vivo.

A despedida é sempre queixosa, pois uma experiência dessas não é fácil deixar para trás. Porém um novo sol vai raiar, e a ideia – quando se trata dos encantos serranos – é sempre retornar.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *